fbpx

Está a fim de começar um podcast, mas não sabe qual tema escolher? A GeDê vai te dar uma ajuda nisso.

Neste texto, vamos te dar algumas dicas de como escolher um tema que seja interessante, relevante e que se encaixe com o seu perfil e o do seu público.

DEFINA SEU OBJETIVO:

Antes de mais nada, você precisa definir qual é o seu objetivo com o podcast. Você quer informar, educar, entreter ou inspirar as pessoas? Você quer compartilhar a sua opinião, a sua experiência ou a sua paixão sobre algum assunto? Você quer criar uma comunidade em torno do seu podcast ou gerar renda com ele?

DE OLHO NO PÚBLICO-ALVO:

Depois de definir o seu objetivo, você precisa pensar em quem é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que vão se interessar pelo seu podcast? Qual é a idade, o gênero, a localização, a profissão e os interesses delas? O que elas procuram em um podcast? O que elas gostam e o que elas não gostam?

PESQUISE OS TEMAS EM ALTA:

Com essas informações em mãos, você pode começar a pesquisar quais são os temas que estão em alta no momento e que se relacionam com o seu objetivo e o seu público. Você pode usar ferramentas como o Google Trends, o Spotify Charts ou o Chartable para ver quais são os podcasts mais populares e quais são os assuntos mais buscados.

DEFINA UM DIFERENCIAL:

Mas não basta seguir a tendência, você também precisa encontrar um diferencial para o seu podcast. Você precisa pensar em como você pode abordar o tema de uma forma única, original e criativa. Você pode usar o seu humor, a sua personalidade, a sua história ou a sua visão de mundo para se destacar da concorrência.

BÔNUS:

Você pode fazer uma pesquisa de mercado com o seu público-alvo para saber se eles se interessam pelo tema e se eles têm alguma sugestão ou crítica. Você também pode gravar um episódio piloto e pedir feedback para os seus amigos, familiares ou colegas.

Escolher um tema para o seu podcast não é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas você pode encontrar um que seja perfeito para você e para os seus ouvintes. Lembre-se de que o mais importante é escolher um tema que você goste e que te motive a produzir conteúdo de qualidade. Boa sorte!