fbpx

Se você ainda não conhece esse formato de mídia, está perdendo uma ótima oportunidade de se informar, se divertir e se inspirar. Mas afinal, o que é podcast?

Podcast é um tipo de conteúdo em áudio que pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja no seu celular, no seu computador, no seu carro ou até mesmo na sua TV. Ele é como um programa de rádio, mas com a vantagem de que você pode escolher o tema, o apresentador e o horário que quiser.

Existem podcasts sobre os mais variados assuntos, como música, cinema, literatura, humor, política, educação, saúde, esporte, empreendedorismo… diante de tantos temas, qual seria a melhor maneira de escolher os podcasts que têm tudo a ver com você?

Você pode levar em consideração 5 pontos para escolher seus programas.

1. Defina os seus objetivos

Antes de sair por aí procurando podcasts para ouvir, é importante que você defina quais são os seus objetivos ao consumir esse tipo de conteúdo. Você quer se informar sobre as notícias do dia? Você quer aprender algo novo? Você quer se divertir e dar boas risadas? Você quer se inspirar com histórias de sucesso?

Ao definir os seus objetivos, você vai conseguir filtrar os podcasts que mais atendem às suas expectativas e necessidades. Além disso, você vai poder organizar melhor o seu tempo e a sua rotina para deixar os episódios em dia.

2. Pesquise as opções disponíveis

Depois de definir os seus objetivos, é hora de pesquisar as opções de podcasts disponíveis sobre os temas que te interessam. Existem diversas formas de fazer isso. Você pode usar aplicativos específicos para ouvir podcasts, como o Spotify, o Deezer ou o Google Podcasts. Nesses aplicativos, você pode buscá-los por categorias, por palavras-chave ou por recomendações personalizadas.

Você também pode usar sites e blogs especializados, como o PodPesquisa ou o Mundo Podcast. Nesses sites, você pode encontrar listas, rankings e resenhas de podcasts sobre diversos assuntos. Além disso, você pode acompanhar as novidades e as tendências.

Outra forma de pesquisar é pedir indicações para os seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Eles podem te recomendar os que eles já ouvem e que podem te agradar também.

3. Experimente diferentes formatos

Uma das vantagens dos podcasts é que eles podem ter diferentes formatos e estilos. Há os que são mais informativos e objetivos, outros que são mais descontraídos e divertidos. Você pode preferir os que são apresentados por uma única pessoa ou os que são feitos por uma equipe ou que contam com convidados especiais. Analise também o tempo de duração e a periodicidade e veja qual te agrada mais.

4. Avalie a qualidade do conteúdo

Outro aspecto importante na hora de escolher o melhor podcast para você é avaliar a qualidade do conteúdo que está sendo oferecido. Não adianta nada ouvir um podcast que não te traz nenhum valor ou que te passa informações falsas ou incompletas. Por isso, é importante que você avalie a qualidade do conteúdo que está sendo oferecido.

Para fazer isso, você pode levar em conta alguns critérios, como:

  • A credibilidade do apresentador ou do convidado;
  • A relevância do tema;
  • A clareza da mensagem;
  • A qualidade do áudio.

Ao avaliar a qualidade do conteúdo do podcast, você vai poder filtrar os podcasts que realmente valem a pena ouvir e descartar os podcasts que não te agregam nada.

5. Dê feedbacks e interaja com os produtores

Por fim, uma dica para escolher o melhor podcast para você é dar feedbacks e interagir com os produtores. Isso vai te ajudar a criar um vínculo com eles e a participar da comunidade de ouvintes que eles formam.

  • Deixe comentários;
  • Envie e-mails;
  • Avalie os podcasts nas plataformas;
  • Indique para outras pessoas;
  • Participe de enquetes, sorteios ou eventos promovidos pelos produtores;
  • Sugira temas, perguntas ou convidados para os próximos episódios.

Ao dar feedbacks e interagir com os produtores dos podcasts, você vai poder expressar a sua opinião, elogiar o trabalho deles, fazer críticas construtivas, tirar dúvidas, fazer sugestões e contribuir para a melhoria dos conteúdos. Além disso, você vai poder conhecer outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você e ampliar o seu networking.